DEPUTADA ROSANGELA GOMES, nascida em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, cumpre agora seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados em Brasília, como deputada federal, eleita com 101.686 votos pelo Partido Republicano Brasileiro.

Foi deputada estadual na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro no ano de 2011 à 2014, e por três legislaturas consecutivas, foi vereadora no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, nos anos de 2001 à 2010. Marcou as eleições de 2004 sendo reeleita como a vereadora mais votada da Baixada Fluminense com 6.262 votos e em 2000 como a única mulher a eleger-se em Nova Iguaçu, obtendo assim 5.108 votos. Rosangela Gomes atendeu a convocação do seu partido para concorrer ao Senado da República Federal em 2006, surpreendendo o cenário político atingindo a marca de 262.132 votos.

Começou a sua jornada profissional como vendedora ambulante, trabalhou como auxiliar em serviços gerais em uma clínica dentária, foi instrumentadora cirúrgica e auxiliar de enfermagem na Cruz Vermelha, no Hospital Renaud Lambert e no Hospital da Posse. Filha de pai e mãe alcoólatras, sempre estudou em escolas públicas. Ainda muito jovem, Obreira há mais de 30 anos, na Igreja Universal do Reino de Deus onde ela é membro há 34 anos, iniciou a sua luta pelo povo, abraçando a causa da juventude menos favorecida e abandonada pela sociedade. Rosangela liderou um projeto voltado para jovens, a fim de ressocializar aqueles que em virtude de problemas familiares e emocionais, gerados por fatores econômicos e sociais, ficaram desprezados sem perspectivas de um futuro promissor.

Devido a essa forte relação que Rosangela sempre teve com os jovens, o seu partido a convidou em 2008 para ocupar a cadeira de Presidente Nacional do PRB – Jovem, mais um desafio a abraçar. Rosangela defende a importância de se criar oportunidades concretas para a juventude, através de incentivos de bolsas que permitam maior dedicação aos estudos e formação profissional, expansão de escolas técnicas, programas de estágio por meio de parceria com iniciativa privada para a garantia do 1º emprego, medidas que resultariam no desenvolvimento humano e na construção de uma nova perspectiva social. Desde 2011, Rosangela Gomes é coordenadora do PRB Mulher Nacional, onde desenvolve um excelente trabalho com mulheres em todo o Brasil.

Enquanto vereadora, Rosangela presidiu a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor e a Comissão de Combate a Desigualdade Racial, fundada por ela. Assumiu como membro a Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, como relatora a Comissão de Constituição e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e participa também da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a qual também fundou.

Como deputada estadual, presidiu a Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, foi vice-presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, como também da Comissão Especial Complexo Logístico Portuário do Açu. Atuou nas Comissões: Defesa dos Direitos da Mulher e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

E agora, como deputada federal, é titular das Comissões a seguir:

  • Titular e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias;
  • Titular da Comissão de Seguridade Social e Família;
  • 3ª procuradora da Secretaria de Mulheres na Câmara;
  • Titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional;
  • Preside o grupo de parlamentares do Brasil e países caribenhos;
  • Preside o grupo de trabalho da comunidade de países de língua portuguesa;
  • Relatora da CPI – Comissão Parlamentar de Inquéritos que apura a violência contra jovens negros no Brasil.

Pelo seu esforço, dedicação e desempenho em suas atividades parlamentares, deputada Rosangela Gomes ver seu trabalho ser reconhecido ao se destacar internacionalmente. Em 2013, foi convidada pelo Comitê Internacional de Mulheres Brasileiras Imigrantes no Exterior para receber o Prêmio “Mulheres In Power” em Hartford, nos Estados Unidos, onde na oportunidade, palestrou sobre o Papel do Legislativo e a Construção de Políticas Públicas para Mulheres Imigrantes no Exterior. No mesmo ano de 2013, foi convidada a representar a ONU – Organização das Nações Unidas – no Panamá, para palestrar sobre “Mulheres Afrodescendentes e Ação Política na América Latina”. Neste ano de 2015, foi à New York, nos Estados Unidos, em missão oficial pela Câmara dos Deputados, a convite da ONU, para participar da 59º comissão da situação da mulher em New York. E neste mesmo ano de 2015, acompanhou um grupo parlamentar Brasil – Marrocos, a uma viagem oficial com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países e estabelecer o intercâmbio com troca de experiências culturais e incentivar pesquisas e estudos nos campos econômico, social, tecnológico, científico, ambiental, político e cultural. Consolidando o ano de 2015, a deputada Rosangela Gomes foi premiada em Paris com a medalha oferecida pela Société d’Encouragement au Progrés (Sociedade do Encorajamento ao Progresso) na Écola Militaire (Escola Militar de Paris), reconhecimento este, pelo trabalho em defesa das mulheres e dos negros.

Graduada em Direito pela Universidade de Nova Iguaçu – UNIG, Pós-graduada em Direito Público em 2007 e Direito Constitucional em 2008 ambas pela IUPERJ, Rosangela busca cada vez mais aperfeiçoar os seus conhecimentos no assunto para melhor representar a população do Estado do Rio de Janeiro.